domingo, 3 de abril de 2011

Esse texto foi eu que escrevi. Reuni as idéias das pessoas do grupo e dissertei esse texto. Com a ajuda do meu celular gravei a conversa de um de nossos encontros. Achei importante postar isso no blog, porque foi o início para a construção das cenas da peça que montamos em 2010, " O Shopping". Bom, espero que gostem!!!!!

Ser ou não ser, eis a questão.

O que você deve ser ou não ser dentro da sua sociedade? È estabelecido assim que nascemos. Desde criança somos acostumados a seguir idéias implantadas pelas pessoas, como a moda, uma tendência, cortar o cabelo de forma diferente, religião, enfim são tantos atos, que não podemos ficar submissos diante deles, ressaltando que há conseqüências nessas escolhas. Muitas vezes quando não são seguidas essas idéias, ocorre a sua exclusão da sociedade.

Vivemos rodeados de informações, por exemplo: O que é a moda? Moda é a tendência de consumo da atualidade. O que é tendência? Tendência vem do latim, significa tender para, inclinar-se para, ser atraído (a) por algo que chamou a sua atenção. Existem pessoas que levam tão a séria a moda, que vivem ao redor dela, seguindo um determinado padrão. Quem ditou essas regras? Não sabemos. Devemos seguir a nossa sociedade até um certo ponto, de maneira que não impacta nas nossas personalidades e opiniões.

Precisamos aprender e procurar um sentido de viver. Essas idéias estão relacionadas a varias coisas. Hoje o poder de expressão das pessoas é muito forte, de alguma maneira buscamos se libertar dessa regras implantadas pela nossa sociedade. Essas questões vêm junto com música, teatro, pintura, escrita, desenho, enfim são muitas maneiras. Procuramos mais do que um refúgio, mas sim a solução de tantos problemas.

Todas essas idéias de ser o que já esta predominado, há conseqüências. Hoje somos reprimidos a ter que trabalhar, acordar às cinco da manhã, voltar para casa às dez da noite, tudo isso para levar comida a sua mesa. Essa situação se iniciou na época dos escravos, eles sofriam, eram torturados e a única recompensa era um prato de comida. Querendo ou não, tudo esta ligado a nossa sociedade. Moldamos algo para agradar os outros, se você se veste bem, pinta as suas unhas, na maioria das vezes são para vender a sua imagem.

Por tudo que foi exposto, concluímos que as nossas escolhas, pensamentos e ações, estão ligadas a uma sociedade, tudo é a sociedade, de alguma forma são implantas regras e tendências, que se não forem seguidas, simplesmente não estamos mais nela. Inclusive esse próprio texto não deixa de seguir regras: a regra do português.


Ana Ítala

Nenhum comentário:

Postar um comentário