quinta-feira, 14 de abril de 2011

Passeata Contra a Censura Pela Cultura

12 de fevereiro de 1968 - Teatro nas ruas contra a Censura

O movimento de protesto contra a Censura, levou a classe teatral brasileira à decretação de uma greve de 72 horas no Rio e em São Paulo. Profissionais do teatro e do cinema, escritores, arquitetos e artistas plásticos, munidos de faixas e cartazes concentraram-se nas escadarias do Teatro Municipal, na Cinelândia, Rio de Janeiro. O povo reagiu favoravelmente, assinando as listas de solidariedade que circulavam nas escadarias.

Os últimos atos da Censura teatral mostraram a força do poder autoritário no Brasil com a proibição de Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams; Senhora da Boca do Lixo, de Jorge de Andrade , e Poder Negro, de Le Roy Jones; além de suspender por 30 dias os atores Maria Fernanda e Oscar Araripe. Afirmaram os artistas que Um Bonde Chamado Desejo já havia sido representada centenas de vezes no Brasil e que Senhora da Boca do Lixo foi encenada por 300 dias, no Teatro Nacional de Lisboa.

Os líderes do movimento acrescentaram: "O que levou os artistas às ruas tem raízes bem profundas, na manifestação policialesca de um grupo que procura sufocar a cultura como forma de expressão da oposição, no plano intelectual, ao que vem ocorrendo no país".
No cinema, o processo arbitrário da Censura Federal estava do mesmo modo presente.

 Intelecutais coordenam o movimento

 

 

Da esquerda para a direita: Tônia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara e Norma Benghel.





Fizeram parte do movimento: Oto Maria Carpeaux, Chico Buarque de Holanda, Alceu de Amoroso Lima, Juca Chaves, Oscar Niemeyer, Abelardo Barbosa Chacrinha, Carlos Drummond de Andrade, Grande Otelo, Antônio Calado, Djanira, Vinícius de Morais, Tônia Carrero, Di Cavalcanti, Nelson Rodrigues, Gláuber Rocha, Cacilda Becker, Valmor Chagas, Paulo Autran, Bárbara Heliodora e Domingos de Oliveira. O Sr. Gama e Silva, Ministro da Justiça, não recebeu a comissão por ter ido a Petrópolis, a chamado do Presidente Costa e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário